Ibicuitinga

Ibicuitinga

Site da prefeitura

Fundação: 11/05/1988

Emancipação Política: 11 DE MAIO

Gentílico: IBICUITINGUENSE

Unidade Federatíva: CE

Mesoregião: JAGUARIBE

Microregião: BAIXO JAGUARIBE

Origem
Segundo o historiador Raimundo Girão” no livro “História de Morada Nova” em 1943 o município passou a ser chamado de Ibicuitinga por se tratar de uma duplicidade de topônimo: Ibicui ou Cui = areia e Tínga = Branca, Alva. Territorial datada de 31/12/1968, o distrito Ibicuitinga figura no município de Morada Nova.

História
Em 1866 através de um terreno doado pelo Sr. Samuel Ferreira Nobre, e sobre os auspícios de Nossa Senhora dos Remédios, foi erguida uma capela a qual deu origem as primeiras casas do povoado principal. Segundo populares, no início do século, somavam-se apenas 12 casas feitas de tijolos e 05 cinco de barro, mais sem nenhuma estrutura urbana.

Em 15 de junho de 1883 a Câmara Municipal de Morada Nova, procedia a criação do segundo distrito de Boa Água, somente aprovada pelo Governo do Estado em 20 de dezembro de 1938. Segundo o historiador Raimundo Girão” no livro “História de Morada Nova” em 1943 o município passou a ser chamado de Ibicuitinga por se tratar de uma duplicidade de topônimo: Ibicui ou Cui = areia e Tínga = Branca, Alva.

Territorial datada de 31/12/1968, o distrito Ibicuitinga figura no município de Morada Nova. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18/07/1988, Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Ibicuitinga, pela lei estadual nº 11436, de 11/05/1988, desmembrado de Morada Nova. Sede no antigo distrito de Ibicuitinga. Constituído do distrito sede. Instalado em 01/01/1989. Em divisão territorial datada de 17/01/1991, o município é constituído do distrito sede. Pela lei estadual nº 22, de 11/11/1991, são criados os distritos de Açude dos Pinheiros, Canindezinho, Chile e Viçosa e anexados ao município de Ibicuitinga. Em divisão territorial datada de 01/06/1995, o município é constituído de 5 distritos: Ibicuitinga, Açude dos Pinheiros, Canindezinho, Chile e Viçosa. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital. Areia Branca para Ibicuitinga alterado pelo decreto estadual nº 1114, de 30/12/1943.

Cultura
Basicamente um município agrícola, Ibicuitinga se destaca pela sua grande produção de feijão e milho, além da pecuária que também compõe o quadro econômico do município. São 30 anos de progresso mas onde muitas vezes alguns conceitos pararam no tempo.

A população é composta hoje de 51,7% de homens e 48,3% de mulheres que diariamente somam-se e constroem a história de um município que mesmo sendo novo já é destaque pelo seu povo, cultura e tradições regionais.

Divisão Política
Atualmente Ibicuitinga tem como prefeito Franzé Carneiro. Outros nomes passaram no governo da cidade como os ex-prefeitos José Edmilson Gomes (Deca), Anilton Maia, Marcondes Nobre, Eugênio Rabelo e Cleomario Freitas, com destaque para outras lideranças que integram ou integraram esta história como o médico Edvando Nobre Maia, a saudosa Dona Nira (Parteira) e comerciantes como o saudoso Pedro Paulo Sobrinho, (Pedro Branco), Benjamin Freitas, Francisco Nobre Falcão "Chico do Sinval" ao qual foi presidente da câmara de vereadores e é atualmente vice prefeito. A cidade também conta com políticos jovens, como o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal do Município, Júnior Girão, nomes também muito importantes na composição da política ibicuitinguense são Eusébio Pinheiro, César do Mudo, Neném do Valdivino, dentre outros que dedicaram a maior parte de suas vidas a política de Ibicuitinga.

Curiosidades

Podemos contar com seguintes estabelecimentos industriais: movelaria, serraria, padaria, agroindústria de mandioca e carpintaria.

Comércio
A atividade comercial de Ibicuitinga se fundamenta no comércio varejista. Os principais comércios são de produtos alimentícios, confecções, remédios, bebidas, frutas e utensílios domésticos.

Pecuária
As espécies animais que mais se destacam na pecuária do município são: bovinos, suínos, caprinos, ovinos, eqüinos, asininos e muares.

Agricultura
Os principais produtos do nosso município são: algodão, feijão, milho e mandioca.

Dados de características geográficas

Área: 424.242,00

População estimada: 25795

Densidade: 30,59

Altitude: 400

Clima: SEMI-ÁRIDO

Fuso Horário: UTC-3

Distância para a capital: 190,00

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito