Banabuiú

Fundação: 25/01/1988

Emancipação Política: 25/01

Gentílico: BANABUIUENSE

Unidade Federatíva: CE

Mesoregião: SERTÕES CEARENSES

Microregião: SERTÃO DE QUIXERAMOBIM

Origem
O Banabuiú da época de seu nascimento era apenas Laranjeiras, um distrito de Quixeramobim. De acordo com o IBGE, o distrito foi criado através do ato estadual datado de 26-08-1899. Em 29 de outubro de 1979 foi elevado a categoria de Vila por uma lei estadual. O topônimo banabuiú vem do tupi guarani bana (borboleta) e buy ou puyú (brejo), e significa brejo das borboletas.[6] De acordo com Tomás Pompeu de Sousa Brasil, banabuiú significa rio que tem muitas voltas: bana(que torce, volteia), bui(muito, com excesso), e u (água, rio). Sua denominação original era Poço Preto,[7] depois Laranjeira e, desde 1943, Banabuiú.[6]

História
Localizado no território de várias etnias indígenas como: Potiguara, Paiacu, Tapairiu, Panati, Ariu,[8] este começou a ser colonizados através das entradas do sertão-de-dentro e a expansão da pecuária do Ceará, na época da carne seca e do charque. Laranjeiras, antigo distrito de Quixeramobim, foi o núcleo central do município de Banabuiú, tendo sua autonomia política declarada pela primeira vez no dia 29 de outubro de 1918 com a publicação da Lei nº 1.613. Contudo, laranjeiras voltou à condição de distrito de Quixadá em 1938 com a publicação da Lei Nº 448 de 20 de dezembro de 1938.

A Lei nº 1.114 de 30 de dezembro de 1943, trocou a denominação de Laranjeiras para Banabuiú, mas apenas em 25 de janeiro de 1988 com a Lei nº 11.427, Banabuiú foi elevado em definitivo à categoria de município.

O local onde foi instalado a sede do município nunca tinha sido sede do distrito de Banabuiú, era conhecido como Acampamento Banabuiú, logo se transformou em povoado. Pode-se dizer que a zona urbana do município hoje nunca foi distrito sede de nenhuma cidade do estado anteriormente, em lei. Nasceu em torno da construção do Açude Arrojado Lisboa, obra realizada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), também conhecido como mudubim, pelo açude que foi inundado pela obra do DNOCS, sendo até 2001 a segunda maior bacia hidrográfica do estado do Ceará e terceira do país, superada pelo Açude Castanhão e Orós, que fazem parte da bacia do Vale do Jaguaribe, no qual abastecem a capital do estado, Fortaleza.

Cultura
No turismo, alcançou a marca como um dos destinos mais procurados do estado na época carnavalesca, com o Carnaval das Águas de Banabuiú. No esporte, é palco de diversos eventos esportivos durante todo o ano, atraindo centenas de pessoas de toda a região. No segundo semestre do ano acontece a Feira de Artesanato, Música e Gastronomia do município, Banartes, considerada uma das maiores feiras culturais do interior. O município faz parte do mapa turístico do Ceará. Os principais eventos são:

Semana do Município (18 a 25 de Janeiro)
Festa de São Sebastião - Laranjeiras (20 de Janeiro)
Carnaval das Águas de Banabuiú (Fevereiro/Março)
Nossa Senhora de Fátima - Padroeira (13 de Maio)
BANARTES - Feira de Artes de Banabuiú (segundo semestre do ano/sem mês definido oficialmente)
Festa de Nossa Senhora da Conceição - Sitiá (8 de Dezembro)
Banartes
A Feira de Artesanato, Música e Gastronomia do município surgiu em 1988, no ano de emancipação do município. Com o objetivo de de dar maior destaque à cultura local, o projeto exalta o trabalho das comunidades através da exposição e venda dos produtos por elas confeccionados, busca ampliar sua atuação para assumir um viés de geração de negócios e a cada ano diversifica suas ações estimulando apresentações culturais, gerando aprendizado, dinamizando a economia local, envolvendo e beneficiando a comunidade.

A programação da Banartes é composta de: Feira de Exposição de Artesanato e Gastronomia, Premiação de destaques da Feira e dos Festivais como o da canção, da viola e da sanfona, Oficinas artísticas para o público infantil, serviços de utilidade, pública e apresentações musicais durante os dias do evento

O evento é realizado pelo Governo Municipal de Banabuiú juntamente com a população e a Secretaria de Turismo e Cultura, com programação distribuída nos espaços da cidade com atividades distintas e aberta ao público de toda a região totalmente gratuito. Em 2018 aconteceu a 27ª (vigésima sétima) edição.

Divisão Política
A administração do município é feita a partir dos poderes executivo e legislativo. O primeiro prefeito da cidade foi eleito no ano de 1988, Benedito Gonçalves de Melo, médico e o vice, Aluísio Cajazeiras de Sá, agricultor. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui um PIB de R$141 751 66 mil (IBGE/2016).. A criação de bovino, avícola e suíno é o destaque da pecuária banabuiuense. Destaca-se a agricultura de subsistência e comercialização de algodão arbóreo e herbáceo (bem menos), caju, milho e feijão. Atualmente destaca-se a plantação de hortas no estuário do rio Banabuiú.

Curiosidades

O município está localizado na bacia hidrográfica do rio Banabuiú e em seu leito está construído o Açude Arrojado Lisboa, ou Banabuiú, como é mais conhecido. Outro importante rio é o Sitiá que deságua no Banabuiú no distrito de Sitiá e que no território de Banabuiú fica a parede do Açude Pedras Brancas. Outras fontes hídricas são os riachos Cruxoti e Pimenta.

Banabuiú (município) encontra-se na sub-bacia hidrográfica de mesmo nome, pertencendo a bacia do Jaguaribe, sendo portanto um grande acumulador de água através dos cursos d'água que chegam ao seu rio principal, "Banabuiú".

Relevo e solos
As principais elevações são as serras, destacando-se as serras da Passagem, do Logrador e dos Tanquinhos.

Solos arenosos e coesivos no estuário do rio, mas em geral arenos como solos predominantes.

Vegetação
A caatinga é a vegetação predominante. Mas podemos encontrar áreas de cajueiros e carnaúbas, em especial ao longo do rio.

Dados de características geográficas

Área: 1.080,32

População estimada: 18027

Densidade: 16,69

Altitude: 166

Clima: SECO

Fuso Horário: UTC-3

Distância para a capital: 225,00

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito